Pilates

O método Pilates foi idealizado por Joseph Pilates e é um programa completo de condicionamento fisico e mental que tem como objetivo melhorar  o equilibrio entre a performance e esforço, através da integração do movimento, a partir do centro estável e, senestesia realçada. Trabalha o corpo como um todo - corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo e estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.


Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilibrio desses dois mundos. Do oriente, Pilates trouxe a filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente.Do ocidental, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e a força, a resistência e a intensidade do movimento. Seu metódo utiliza o corpo inteiro,e não apenas uma parte dele. Usando o corpo inteiro, equilibra-se o uso de grandes músculos superficiais com profundos e pequenos músculos de resistência, responsáveis por manter a força interior.



Seus princípios são: relaxamento, concentração, alinhamento, respiração, coordenação e resistência.
Os benefícios deste método são: aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alivio de dores musculares (Camarão, 2004).