Terapia para Idosos e Gestantes

Atividade Física na Gestação




Ainda não existem recomendações padronizadas de atividade física durante a gestação. No entanto, frente à ausência de complicações obstétricas, o American College of Obstetricians and Gynecologists,36 recomendou que a atividade física desenvolvida durante a gestação, tenha por características exercícios de intensidade regular e moderada, com o programa voltado para o período gestacional em que se encontra a mulher, com as atividades centradas nas condições de saúde da gestante, na experiência em praticar exercícios físicos e na demonstração de interesse e necessidade da mesma.




No Espaço Santé, a preocupação no bem estar da gestante e do bebê e o que nos diferencia. Nossa equipe é preparada para atender você futura mamãe. 







Atividade Física para Idosos


O grande crescimento da população de idosos no mundo vem trazendo grandes preocupaçöes para as autoridades por haver uma maior prevalência de doenças crônicas e incapacitantes nesse grupo. O Brasil, um país em desenvolvimento, será nas próximas décadas o sexto em população de idosos do mundo. Isto nos obriga a dar atenção especial às medidas a serem tomadas, para que esse fato ocorra sem maiores transtornos para a sociedade. Com isso, é de grande importância o conhecimento da definição e classificação dos idosos, pois muitas vezes a idade cronológica não corresponde à idade fisiológica, bem como as modificaçöes anatomo-fisiológicas ocorridas com o avançar da idade e que explicam algumas das dificuldades apresentadas pelos idosos no que diz respeito aos exercícios físicos. Em detrimento desse fatom grande investimento deve ser feito na prevenção dos fatoes de risco nessa faixa etária, sendo a atividade física um dos mais importantes, pois além de promover a saúde possibilita menor dependência nesse grupo. A programação da atividade física não é muito diferente da dos mais jovens, mesmo nos que apresentam patologias, apenas devendo ter um cuidado especial com o período de aquecimento e desaceleração, por serem mais sensíveis a complicaçöes, bem como respeitar as limitaçöes tanto na área cardiovascular como em outros sistemas. Mesmo nos mais limitados, é melhor que se faça alguma atividade, pois de alguma forma poderá trazer algum benefício. Os indivíduos de risco devem ter um teste ergométrico prévio para maior segurança. A atividade física traz grandes benefícios para os idosos e devem sempre ser preconizadas, respeitando as características individuais.